23 novembro 2007
SANTA CLARA DE ASSIS
Clara nasceu em Assis, em 1193, da nobre família dos Offreducci. Teve duas irmãs, Catarina e Beatriz, e um irmão, Bosone. Sua mãe Ortolana, era cristã fervorosa, não é pois de se estranhar a profunda piedade de Clara, desde menina.
Nos domingos de 1211, Francisco pregou na Igreja de São Jorge e Clara foi ouvi-lo. Cada palavra penetrava em sua alma e incendiava seu coração. Chegava o domingo de Ramos, escolhido por Francisco para a doação de Clara a Deus. Pe. Francisco lhe ordena que, no dia da festa, adornada e elegante, vá pegar a palma em meio à multidão e, na noite seguinte, converta a alegria mundana no pranto da paixão do Senhor.
Clara entrou na igreja e, ajoelhada diante do altar da Virgem Maria, consagrou-se a Deus, pelas mãos de Francisco, e em sinal de consagração, teve seus cabelos cortados. Tão logo foi informado do acontecido, seu pai reuniu os homens da casa, enviando-os ao convento, para trazer Clara de volta. Clara porém, não renunciou a sua decisão e, tirando o véu da cabeça, mostrou-lhes o cabelo para provar que não era mais Clara de Offreducci, mas Irmã Clara.
Ela ficou no convento beneditino onde foi acompanhada de sua irmã Catarina, que logo após passou-se a chamar Inês. Em 1215, Clara tornou-se superiora da comunidade, o Papa Inocêncio III deu a eles a regra da pobreza absoluta, e então Clara fundou a ordem das Clarissas Pobres.
Clara permaneceu por toda a vida fiel e coerente com a Regra que ela havia ditado. Não conhecia limites à caridade, ao serviço junto às irmãs, aceitando com alegria mesmo incumbência mais humildes. Considerava honra lavar os pés das externas, quando voltavam ao convento. Penitência e mortificação impõe a si mesma em medida tão dura que suscitava preocupação e advertências da parte de Francisco. A moderação recomenda às outras, não a si mesma.
Clara morreu, a 11 de agosto de 1253. O Pontífice, qua se achava em Assis, propôs celebrar o ofício das virgens e não o dos mortos, como demonstração de que considerava Clara já santa. A igreja converteu-se logo em santuário, meta de numerosíssimos fiéis, mesmo porque Clara começou logo a fazer milagres. O culto, assim, cresceu espontâneamente, enquanto se difundia a fama de curas prodigiosas. O início imediato do processo de canonização baseava-se em vasta e crescente devoção popular. Dois anos após sua morte (1255) Clara é declarada Santa.
Assinar:
Postagens (Atom)
CIGANO DE CRISTO
- TARCISIO
- Brazil
- Seduziste-me, Senhor,e eu me deixei seduzir! (Jr 20,7). Sou um apaixonado por Cristo, sua Igreja.Amo minha família e procuro viver de acordo com a vontade de Deus.Sou apaixonado pela vida e os exemplos dos Santos.Para mim eles são o suporte para a minha vida de oração.Não consigo viver sem a presença de Maria na minha vida.Ela é o modelo de simplicidade, coragem e humildade. Paz para todos àqueles que vivem longe de Deus e por isso se encontra com o coração em pedaços.Não consegue enxergar a a imensidão do amor de Deus e tampoco esse belo mundo que ele criou.Espero que minhas mensagens sirvam para que muitos vejam com os olhos de Jesus as coisas lindas do mundo.Apesar do sofrimento,dores,angústias,ódio,decepções e tribulações, Cristo estende a Mão para o fraco va Fé e que perdeu a esperança.Jesus seja através de minhas mensagens o seu porto seguro! Portanto, Seja Bem-Vindo ao meu lugar de Paz! "APAIXONAR-SE por Deus é o maior dos romances;PROCURÁ-LO,a maior aventura;ENCONTRÁ-LO a maior de todas as REALIZAÇOES". (Santo Agostinho).